Uma exceção: o rótulo ecológico europeu é controlado por terceiros e pode ser equiparado a uma certificação.

Para os materiais de construção, o selo é um sinal de qualidade que geralmente se baseia em uma iniciativa privada voluntária. Não é enquadrado por disposições regulamentares e não tem obrigação de cumprir controles independentes.

Sua qualidade varia de acordo com a seriedade de quem os promove. O que não se deve perder de vista A primeira qualidade que se deve exigir de um material de construção é que ele tenha bom desempenho e durabilidade. As suas características técnicas devem, portanto, ser examinadas prioritariamente.

Há uma demanda crescente por parte do poder público, mas também de indivíduos e profissionais, para utilizar materiais de construção que minimizem seu impacto no meio ambiente. Frequentemente ouvimos falar de “materiais ecológicos”, “eco materiais de construção”.

Eles existem? Eles são realmente “melhores para o meio ambiente” desde a fabricação até o descarte ou a reciclagem? Como reconhecê-los? A utilização de materiais de construção que não afetem a saúde humana também é uma exigência legítima, cada vez mais difundida.

Suas características de saúde estão sujeitas a uma demanda crescente de informação e regulação, mas essa demanda é fácil de satisfazer? Por fim, não podemos esquecer que o material será implementado em um edifício. É sobretudo este último, em última análise, que deve limitar o seu impacto no ambiente, ser energeticamente eficiente, sustentável, oferecer aos seus habitantes um ambiente saudável e confortável, respeitando o envelope financeiro inicialmente fixado. Preço de tintas no df